segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

O DIABO NÃO EXISTE.

Para os integrantes da Unidos da Tijuca, que logo no início do desfile viram o carro Aprisionando a Alma pegar fogo. A alegoria, que representava um diabo, começou a queimar numa das mãos, de onde saíam fogos de artifício. Veja aqui

O diabo não existe. Este é o ensinamento central, fruto do naturalismo que permeia nossa cultura, justamente para atingir um clímax: Deus não existe.

Isto nada mais é do que fonte de orgulho humano. Seja teísta ou não.
O orgulho é muito mais difícil de ser discernido do que qualquer outra fonte de corrupção porque, por sua própria natureza, leva a pessoa a ter um conceito alto demais de si própria. É alguma surpresa, então, verificar que a pessoa que pensa de si acima do que deve está totalmente inconsciente desse fato? Ela pensa, pelo contrário, que a opinião que tem de si está bem fundamentada e que, portanto, não é um conceito elevado demais. Como resultado, não existe outro assunto no qual o coração esteja mais enganado e mais difícil de ser sondado. A própria natureza do orgulho é criar autoconfiança e expulsar qualquer suspeita de mal em relação a si próprio. É este exemplo típico que vemos nesta fato ocorrido. Brincam com o diabo como se não fosse nada.

A moça que estava "aprisionada" no carro do diabo, representando a alma aprisionada, dançava alegremente o carnaval. Assim também estão todos os orgulhosos de si mesmos e sua mentes. Enquanto isso, o carro alegórico do mundo tá pegando fogo e levará os que dançam alegremente, sem bombeiros para salvar, pois estes bombeiros estão aqui digitando este blog; estão em diversos lugares do mundo proclamando Deus aos quatro cantos da terra; estão nas TV´s; estão nas praças, nos trens, nas ruas, no seu lar.

O orgulho toma muitas formas e manifestações e envolve o coração como as camadas de uma cebola – ao se arrancar uma camada, existe outra por baixo dela. Por isto, precisamos ter a maior vigilância imaginável sobre nossos corações com respeito a essa questão e clamar àquele que sonda as profundezas do coração para que nos auxilie. Quem confia em seu próprio coração é insensato.

Ainda cultivam em suas mentes a tal da verdade relativa. O que é verdade para mim, é verdade só para mim. O que eles tem como certo é verdade para eles. Mas isso, em princípio, é ilógico: como posso afirmar que tem leite na geladeira e vc afirmar que não tem e estarmos ambos certos, ao mesmo tempo? E que autoridade então alguém terá para dizer que a verdade é relativa e afirmar que isso também é verdade? Não é relativa?

Mas o diabo deixou seu recado bem nítido na avenida.