Sobre a postagem anterior, que trata da peça publicitário do VECTRA GT, um leitor deste blogo me enviu um comentário inteligente e pertinente por sinal. Quero agradecer ao Sr. Alexandre Dias desde já e que possamos continuar o debate sobre o assunto, pois nada deve ser imposto a nós contra nossa vontade. posto o texto na´íntegra:
EIS O E-MAIL DO SEU ALEXANDRE DIAS:
Prezado Senhor Ricardo Claus,
Após ler em um site de discussão o e-mail que o senhor enviou para a Chevrolet, sobre o comercial do novo Vectra GT, não pude deixar de tomar a liberdade em escrever para o Senhor e expressar minha opinião.Aliás, não se trata de uma opinião particular. Mas tenho certeza que é a opinião da maior parte das pessoas cultas e que vivem atualmente em pleno século XXI.
O fato de um simples comercial mostrar duas mulheres (que fossem dois homens) que estão juntos não mostra falta de caráter ou moral.Já é sabido e aceito as pessoas se influenciam por atitudes ou propagandas de TV em relação a sua sexualidade. As pessoas não são homossexuais porque querem. E ninguém é influenciado por um simples comercial ou pela proximidade de alguém homossexual.
Se o senhor tiver oportunidade de conhecer um ser humano que tem atração pelo mesmo sexo, pergunte a essa pessoa se ele tivesse de escolher em ser ou não homossexual, se tal pessoa seria ou não?
As pessoas são o que são! Não porque escolheram ser. Mas porque nasceram assim. E todo ser humano tem o direito de ser feliz, seja com o mesmo sexo ou com uma pessoa de sexo oposto.
Aliás, o que se preconiza é não fazer o mal para outro ser humano.E que mal um ser humano pode fazer para outro por simplesmente amar alguém do mesmo sexo?
A propaganda não influencia em nada e nunca vai influenciar.A única influencia será sobre o preconceito e a mente fechada de pessoa como o senhor.
O que me admira é uma pessoa perder seu precioso tempo escrevendo para uma empresa reclamando de um comercial ao invés de estar gastando seu tempo ajudando o próximo. Eu somente perco meu precioso tempo, escrevendo para o Senhor, porque tenho certeza que combater certos preconceitos auxilia inúmeras pessoas no mundo. Muito mais do que o Senhor possa imaginar.
Pelo menos para uma coisa o comercial serviu. Para mostrar que no Brasil e no mundo existem pessoas muito preconceituosas em relação à sexualidade. Não sou proprietário e nem tenho intenções de ser proprietário de um Vectra VT, porque felizmente minha sexualidade não vai ser alterada por isso.
AttAlexandre Dias
EIS A MINHA RESPOSTA:
Prezado Senhor Alexandre Dias,
Após ler seu e-mail em minha caixa de mensagem, me vi lisonjeado por tamanha consideração em tratar do referido assunto, mas, ao mesmo tempo, me vi triste por vários equívocos de argumentos de opinião de sua parte.
O senhor me escreveu:
Prezado Senhor Ricardo Claus,Após ler em um site de discussão o e-mail que o senhor enviou para a Chevrolet, sobre o comercial do novo Vectra GT, não pude deixar de tomar a liberdade em escrever para o Senhor e expressar minha opinião.Aliás, não se trata de uma opinião particular. Mas tenho certeza que é a opinião da maior parte das pessoas cultas e que vivem atualmente em pleno século XXI.
Fica aqui notório algo explícito a todos nós, de cultura brasileira, naturalmente: vivemos numa DEMOCRACIA. E DEMOCRACIA é direito de todos, não da maioria ou da minoria, seja ela de que sexo for. Portanto, se esta opinião que o senhor emite como sua, e tenta induzir como sendo a da maioria, não pode invalidar a democracia vigente em nosso estado de direito. Veja bem, falo de que SEXO for, e biologicamente falando, sexo MASCULINO e FEMININO, e é a eles que nossa constituição do século XXI se refere quanto à discriminação de cor, raça, sexo, religião, que é de conhecimento de todas as pessoas cultas.
Logo, as pessoas cultas sabem perfeitamente hoje que, de acordo com esta mesma constituição, homossexual não é uma COR; homossexual não é uma RAÇA, homossexual não é um terceiro SEXO biológico fora do masculino e feminino (pra isso há casos de hermafroditismo, e tão somente); homossexual não é uma RELIGIÃO. Assim sendo, por hora, não estou infringindo nenhum destes princípios, mas estou sendo sim, de antemão, de forma impositiva, a qual nem Hitler ousou fazer, como este "poder" que os homossexuais querem ter, já tachado de homofóbico (= termo que designa uma doença, aversão doentia e fobia contra homossexual), por livre e espontânea pressão e vontade de um grupo de pessoas que querem sua práticas serem vistas como naturais, condenando como crime, que também exerce o pleno direito constitucional de emitir opinião, não aceitar e não querer ter nenhuma informação sobre o fato, imposta em sua casa, mídia, ouvidos, olhos, ou outros meios quaisquer.
Baseado nisso, o senhor continua:
O fato de um simples comercial mostrar duas mulheres (que fossem dois homens) que estão juntos não mostra falta de caráter ou moral.Já é sabido e aceito as pessoas se influenciam por atitudes ou propagandas de TV em relação a sua sexualidade.
As pessoas não são homossexuais porque querem. E ninguém é influenciado por um simples comercial ou pela proximidade de alguém homossexual.
O fato de as mulheres estarem juntas não mostraria falta de moral (o caráter, depois de ter aceitado fazer tal propaganda, é discutível), mas qualquer pessoa culta como o senhor diz, observa que elas não estão simplesmente juntas, e isso até uma criança percebe: a do meu vizinho, as minhas crianças, as crianças do juiz titular do juizado de menores, as crianças do pastor de uma igreja, as crianças que estão num orfanato vendo o comercial desprevenidamente....todas elas perceberam a indução a ato homossexual: "Olha pai, elas quase se beijam!" (minha filha de 6 anos); "Mãe, é feio mulher beijar mulher né? (o filho do meu vizinho numa tarde); várias crianças de um orfanato tapam os olhos quando passa este comercial pois sabem que É DAS MULHERES QUE SE BEIJAM. Nós, como adultos talvez não sejamos facilmente atingidos, mas estas crianças, os adolescentes, o que dizer? Não são obrigadas a receberem esta imposição.
Se isso não influencia, me responda porque as propagandas de cigarros foram banidas de nosas TVs? Ou melhor, coloquemos então uma propaganda na qual a mãe se livra de seu feto como jogasse fora a água do mosquito da dengue. Não influencia em nada não é mesmo? Se mesmo assim a mensagem não impactar, a repetição atiça, no mínimo, a curiosidade. É natural da mente humana.
Mas eu pensando que o causo terminaria aí, o senhor inútilmente continua, de forma até bizonha, bizarra, o seu pensamento:
Se o senhor tiver oportunidade de conhecer um ser humano que tem atração pelo mesmo sexo, pergunte a essa pessoa se ele tivesse de escolher em ser ou não homossexual, se tal pessoa seria ou não?As pessoas são o que são! Não porque escolheram ser. Mas porque nasceram assim. E todo ser humano tem o direito de ser feliz, seja com o mesmo sexo ou com uma pessoa de sexo oposto.Aliás, o que se preconiza é não fazer o mal para outro ser humano.E que mal um ser humano pode fazer para outro por simplesmente amar alguém do mesmo sexo?A propaganda não influencia em nada e nunca vai influenciar.A única influencia será sobre o preconceito e a mente fechada de pessoa como o senhor.O que me admira é uma pessoa perder seu precioso tempo escrevendo para uma empresa reclamando de um comercial ao invés de estar gastando seu tempo ajudando o próximo. Eu somente perco meu precioso tempo, escrevendo para o Senhor, porque tenho certeza que combater certos preconceitos auxilia inúmeras pessoas no mundo. Muito mais do que o Senhor possa imaginar.Pelo menos para uma coisa o comercial serviu. Para mostrar que no Brasil e no mundo existem pessoas muito preconceituosas em relação à sexualidade.Não sou proprietário e nem tenho intenções de ser proprietário de um Vectra VT, porque felizmente minha sexualidade não vai ser alterada por isso.
Claro que todos têm o direito de ser feliz, e espero que sejam! Mas não causando a infelicidade de outrem, impondo atos, modos, idéias e práticas como este comercial está fazendo. E isso é causar o mal, não simplesmente a outro, mas a outros milhões que assistem a este comercial e não compartilham da metamorfose ambulante homossexual. Este foi o objeto da reclamação. Eu, como cristão, não quero o GT nem de graça, pois ser a METAMOFORSE AMBULANTE sugere ter de ser como aquelas duas mulheres lésbicas. Isso eu não quero que ninguém pense de mim, isso não.
Eu conheço pessoas homossexuais. Elas foram e são confrontadas com a realidade natural em todo o tempo: o mundo é HETEROSSEXUAL e ser homossexual é ser diferente! Diante desta constatação e confrontação, elas optaram sim em ser homossexuais. Opção feita, ônus também aceito. Infelizmente isso também é ir contra a natureza relacional bíblica, a qual condena o homossexualismo, mas não vem ao caso discutir esta ou qualquer meio de religião aqui, como nos propomos, mas sim o princípio da liberdade de crença religiosa, na qual creio que SER HOMOSSEXUAL É ERRADO E CONTRÁRIO A NATUREZA HUMANA.
Assim, pra uma coisa serviu este comercial, minha reclamação e este seu e-mail: mostrar que ainda há pessoas que não conseguem vislumbrar e alcançar uma inteligência mais refinada e acurada dos fatos que são apresentados e vomitados diariamente em suas vidas. Este é o seu caso. Espero sinceramente que, seu preconceito quanto à minha opinião seja reavaliado e cheguemos a um consenso, pois quanto mais se aprende, mais paciência adquirimos. Eu tenho muita paciência.
E por favor, não precisa alterar o seu sexo só porque eu disse essas coisas aqui amigo. Abração!